top of page

Programa de monitorização do potencial impacto na saúde pública resultante da atividade da Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos de São João da Talha (CTRSU-SJT). Este programa de monitorização dará continuidade ao programa de vigilância de potenciais efeitos adversos para a saúde pública que foi executado pela Unidade de Saúde Ambiental do Instituto de Medicina Preventiva da FMUL, entre os anos de 2001 e de 2015 [+info aqui]. A finalidade deste projeto mantém-se como sendo a de vigilância epidemiológica e prevenção de doenças potencialmente relacionadas com a poluição do ar que possa resultar da atividade de incineração da CTRSU-SJT.

Componentes de investigação epidemiológica

Vigilância biológica (biomonitorização humana) nas áreas em estudo (de controlo e exposta)

Monitorização psicossocial, com avaliação da perceção de risco e do bem-estar subjetivo e psicológico através de inquérito online à população residente na zona de proximidade da CTRSU-SJT

Vigilância de efeitos adversos para a saúde pública através da análise de registos de morbilidade e de mortalidade nas zonas geográficas em estudo (de controlo e exposta)

bottom of page